Suinocultores participam de curso promovido pela Emdagro

Ao todo 30 suinocultores participaram do treinamento


Seguindo a linha de capacitações de produtores rurais, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou, no último mês e outubro, no município de Nossa Senhora de Lourdes, um curso de produção de suínos destinado a 30 produtores da região, que compõem a Cooperativa de Suinocultores do Estado de Sergipe, que receberam orientações sobre produção, renda e qualidade dos suínos.

Produtores dos municípios de Itabi, N. S. da Glória, Muribeca, N.S. de Lurde e Gararu receberam do professor da Universidade Federal de Sergipe, Wilians Gomes, informações sobre cria, recria, raças e cruzamentos, instalações, bem-estar animal, e alimentação. Já as Médicas Veterinárias da Emdagro Isabelli Leal e Rita Selene, abordaram os aspectos do programa de sanidade suídea e doenças e prevenção, respectivamente.

“Importante esse curso de suinocultura para que o pessoal se informe das novidades sobre a suinocultura, porque se não renovar os conhecimentos, se não reciclar eles vão ficar para trás e essa área é muito dinâmica, sempre tem coisas novas para aprenderem”, comentou o chefe do Escritório Local da Emagro em Itabi, Sérgio Carlisson.

O Secretário de Agricultura do Município de Nossa Senhora de Lourdes, Michel de Lima Farias, destacou a importância do curso. “Esse curso veio na hora certa, onde a gente tem discutido muito sobre a suinocultura, principalmente, no alto sertão sergipano, onde temos uma demanda muito grande de suinocultores. Daí solicitamos esse curso à Emdagro que nos atendeu prontamente”.

Segundo ele, a suinocultura na região é muito forte. “Todo mundo que produz leite aqui no município praticamente cria suíno, de forma ordenada ou de forma desordenada, mas cria. Hoje a região ribeirinha possui mais e 200 suinocultores e é a região que mais exporta suínos, principalmente, para o Estado de Alagoas”, destacou o secretário.

Para o Professor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Wilians Gomes, o curso tá sendo de grande valia para esses pequenos produtores, porque traz noções básicas de criação de suínos. “Nesse curso os produtores estão recebendo informações sobre técnicas adequadas para a produção, entre elas manejo reprodutivo, nutrição e escolha de reprodutores. Isso é importante para que eles mantenham um nível de reprodução de qualidade melhor do que eles já conseguiram”, frisou.

“A partir desse curso, a tendência é que os produtores crie mais consciência técnica para poder aplicar e melhorar sua produção”, ressaltou o professor Wilians.

Parceiros:

Última atualização: 12 de novembro de 2021 09:53.