3 de maio de 2021

Sergipe inicia a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa


Até o dia 31 de maio a meta é vacinar todo o rebanho de mamando a caducando.

 

Neste 1° de maio, teve início a primeira etapa da Campanha Contra a Febre Aftosa 2021 em Sergipe. Até o dia 31, bovinos e bubalinos de todas as idades deverão ser imunizados contra a doença. A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) estima superar o índice vacinal de 2020, que foi de 96,4% do rebanho no estado, correspondendo a pouco mais de 1.1 milhão de animais vacinados.

O órgão alerta aos criadores que, antes de adquirirem seus imunizantes, atualizem seus cadastros e verifiquem se as revendedoras possuem autorização da Emdagro. Após a vacinação, o criador terá até 10 de junho para declarar que vacinou seus animais nos escritórios da empresa ou pelos meios digitais, como o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3) no site da Emdagro (www.emdagro.se.gov.br), pelo WhatsApp (79) 99191-4341 ou pelo e-mail codea@emdagro.se.gov.br.

“Os criadores que não vacinarem e não realizarem a declaração de vacinação junto à Emdagro sofrerão penalidades, em multas”, alertou a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emagro, Aparecida Andrade. Segundo ela, para regularizar a situação, o criador deve procurar um escritório do órgão e resolver a pendência, evitando algum tipo de dificuldade na hora de adquirir a vacina.

“O criador que não se regularizar ficará impossibilitado de comercializar seu rebanho, por não conseguir emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) emitida pela Emdagro, ou realizar empréstimos bancários que dependam de algum documento que comprove o status sanitário do seu rebanho”, frisou a diretora.