12 de julho de 2021 11:29

RODA DE CONVERSA: Técnicos da Emdagro discutem formação continuada para mulheres trabalhadoras rurais


Com objetivo de apoiar as iniciativas do grupo de mulheres trabalhadoras rurais da comunidade Baixa Grande, em Pirambu, a Emdagro realizou uma Roda de Conversa, em sua sede, envolvendo as equipes da unidade local de Japaratuba e os assessores estaduais das áreas de Organização e Desenvolvimento Social, Comercialização, Agricultura e Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Rural. Na ocasião, os técnicos resgataram a trajetória da assistência da Emdagro junto ao grupo composto por 18 participantes, que gerencia um conjunto de atividades que engloba uma casa de farinha comunitária, a unidade de processamento de polpas de frutas, a produção de derivados da mangaba, a produção de mudas frutíferas, a construção de viveiro de mudas e a comercialização da produção.

Na roda de conversa, os técnicos levantaram a demanda do grupo que sentia a necessidade de fortalecer as ações desenvolvidas em parceria com a empresa e estabelecer estratégias metodológicas para formação de uma base sustentável de desenvolvimento na comunidade, articulando os conhecimentos do grupo e da equipe técnica. “Como fruto dessa parceria, vêm sendo realizados diversas discussões para conhecimento dos potenciais existentes, dos desafios a serem superados, dos avanços alcançados e o levantamento de demandas, no sentido de dar maior sustentação prática aos projetos ou sonhos de vida das famílias componentes do grupo e da própria comunidade, especialmente nesse contexto pandêmico”, explicou a técnica da Emdagro, Josenildes Menezes.

Ainda na roda de conversa, ficou evidenciada que uma das principais demandas das trabalhadoras rurais é a formação continuada em atividades relacionadas aos projetos desenvolvidos pelo grupo, como a produção de mudas frutíferas na questão da enxertia, a comercialização da produção e a gestão social dos seus empreendimentos. A partir disso, ficou encaminhada a realização futura de um curso sobre enxertia, levando em consideração situação de pandemia.

Para a técnica da Emdagro responsável pela área de Organização e Desenvolvimento Social, Abeaci do Santos, esse grupo de mulheres é um exemplo para todas as outras. “Elas vêm fazendo história em sua caminhada, mostrando sua importância como trabalhadoras rurais, com suas iniciativas que geram trabalho e renda não apenas complementar, mas essencial. Quando apoiadas em seus projetos de vida, são capazes de formar uma base sustentável de desenvolvimento no campo”, destacou.

Integraram a Roda de Conversa os técnicos da unidade local de Japaratuba, Josenildes Menezes Oliveira e Francisco de Assis Grossi Araújo Filho, respectivamente; e os responsáveis pelas áreas de Organização e Desenvolvimento Social, Abeaci dos Santos e Tabita Evangelista Reis de Araújo; de Comercialização, Wagner de Brito Aragão; de Agricultura e Sustentabilidade Ambiental, Maria Cleusa Guimarães; e o Coordenador de Desenvolvimento Rural, Aryosvaldo Ribeiro Bomfim.

Last Updated on 12 de julho de 2021 by carlos.mariz