1 de março de 2021 09:10

Reunião entre Emdagro e SERHMA reforça parceria para desenvolvimento de programas ambientais no Estado


Monitor da Seca e Programa Produtor de Água foram os temas abordados entre as duas instituições

Diretores, chefes de escritórios regionais e assessores da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emagro) estiveram reunidos, na última segunda-feira (22), no auditório da empresa, com o Superintendente de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), Ailton Rocha e sua equipe, para discutirem as parcerias entre as duas instituições na execução de dois importantes programas voltados para o meio ambiente em Sergipe, que são o Monitor da Seca e o Produtor de Águas.

Os temas discutidos na reunião são de fundamental importância por a criação de estratégias de monitoramento do clima com vistas à definição de políticas públicas, bem como para a proteção de mananciais. No caso do Monitor da Seca, essa é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Brasil que, em Sergipe, é desenvolvido pela Superintendência de Recursos Hídricos em parceria com a Emdagro. As informações produzidas no campo, através dos escritórios da empresa, juntamente com as imagens de satélite, permitem que seja construído o mapa da seca, o que possibilita avaliar os impactos da estiagem em curto, médio e longo prazo de forma a orientar os órgãos envolvidos na, a exemplo da Defesa Civil e Agricultura, na elaboração de políticas que minimizem seus efeitos.

Já no tocante ao programa Produtor de Água, esse é um Projeto de Lei que se encontra em vias de aprovação na Assembleia Legislativa de Sergipe. Em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), esse programa pretende, a partir da adesão dos produtores rurais, pagar esses produtores pelos serviços ambientais prestados por proteger áreas de recarga dos mananciais, principalmente, aqueles que são utilizados para abastecimento humano, minadouros, nascentes de ribeirão e riachos. “Esse programa fizemos questão de apresentar em primeira mão à Emdagro para assim que for aprovado na Assembleia e sancionado pelo Governador Belivaldo Chagas possamos transformá-lo em política pública para começarmos a atuar em todo o Estado de Sergipe”, frisou o Superintendente de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha.

Segundo ele, o intuito da reunião é de aprofundar a parceria entre as duas instituições, inclusive, com a perspectivas de aprimoramento. “A Emdagro é uma empresa que, além de ter um conhecimento técnico muito valoroso, possui uma capilaridade grande e conhece muito bem o meio rural sergipano. Por isso, que o fortalecimento dessa parceria é imprescindível nesse trabalho, pois, vai nos ajudar bastante, inclusive, na educação ambiental desses produtores rurais para que eles venham a aderir ao programa”, reforçou o Superintendente.

Segundo o Presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, existe um planejamento muito consolidado em que a Emdagro tem sido parceria desde o primeiro momento. “No caso do Monitor da Seca, cada escritório da Emdagro está instruído a ter observadores, onde eles preenchem mensalmente os formulários que são enviados aos validadores da Superintendência que, de posse dessas informações, remetem à Coordenação Nacional para a elaboração do mapa da seca”, acrescentou o presidente.

Last Updated on 1 de março de 2021 by carlos.mariz