11 de fevereiro de 2019 11:08

Reunião discute fortalecimento das entidades públicas de ATER


Discutir o fortalecimento das instituições públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Brasil, esse foi o objetivo da reunião ocorrida na última terça feira (05), em Brasília, entre o Secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Schwanke, e representantes das entidades públicas de Ater ligadas à Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Ater (Asbraer). Na pauta também foram tratados assuntos referentes aos recursos das Chamadas Públicas; propostas da Secretaria para Ater nacional e para a Agência Nacional de Ater (Anater); e as diretrizes trazidas com nova Medida Provisória nº 871/2019, que trata sobre a reforma da Previdência Rural.

Depois de ouvir algumas das preocupações dos presidentes presentes à reunião, sobretudo no tocante ao repasse de recursos para investimento e custeio, a exemplo de despesa com pessoal, combustível, dentre outros, Schwanke manifestou-se de forma positiva. “Minha primeira manifestação é dizer a vocês que conheço bem o grande papel que as Emateres desempenham. Mas precisamos também reconhecer que há um grande contingente de agricultores familiares, o que eu chamo de grupo do meio, e que não são pronafianos, que queremos atender. Eles estão órfãos de políticas”, afirmou.

Presente na reunião, o presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza de Carvalho, afirmou que o encontro foi bastante produtivo. “Estamos iniciando algumas tratativas junto à Secretaria de Agricultura Familiar de fortalecer as ATER´s oficiais, no caso de Sergipe a Emdagro, mas para isso é necessário não só definição de políticas públicas, como também, um compromisso maior por parte do Governo Federal na viabilização de recursos financeiros para atendermos a contento os agricultores”, explicou o presidente, acrescentando que uma nova reunião ficou definida para o próximo mês de março, a fim de dar continuidade às tratativas.

Defesa Agropecuária

Após o encontro com o secretário de Agricultura Familiar, Fernando Schwanke, o presidente da Emdagro se reuniu com o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Tollstadius Leal, e os Diretores de Defesa Animal e Vegetal do Ministério, a fim de viabilizar recursos financeiros para as ações referentes ao Plano Estratégico Nacional de Febre Aftosa, Citricultura, Milho e Palma, na promoção da Vigilância Fitossanitária e redução do uso de agrotóxicos.

Last Updated on 11 de fevereiro de 2019 by angelo.oliveira