17 de agosto de 2018 11:14

Representantes da Emdagro participam de seminário sobre renegociação de dívidas rurais


O Diretor da Emdagro, Gismário Nobre, destacou a importância dos seminários e ressaltou que a empresa vem dando uma grande contribuição ao promover a titulação das áreas com prioridade, além de todo o trabalho de mobilização dos agricultores. Em seguida, Superintendente do BNB esclareceu que a lei 13.340 de 2016 veio para beneficiar aqueles agricultores que contraíram dívidas até o ano de 2011, com descontos que podem chegar a 95%, no caso de produtores com empréstimos até 15 mil reais, feitos até 2006 com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), na região semiárida.

O Secretário de Agricultura, Esmeraldo Leal, destacou a importância da lei e disse que há mais de um esteve presente na Colônia Treze, quando da reivindicação dos agricultores sobre as dívidas rurais e as dificuldades encontradas por eles e ressaltou o trabalho do Deputado João Daniel na publicação da lei.

Segundo o deputado João Daniel, conversando com alguns agricultores pode observar que algumas situações não foram enquadradas por esta lei e, como participante da Comissão que analisa a MP 759 que tramita na Câmara, irá estudar esses casos para apresentar emendas que contemplem esses casos. “Vamos ter reunião na próxima semana, já apresentamos algumas emendas e, se tiver alguma questão que não foi incluída, vamos debater e fazer as emendas para contemplar esses agricultores que não foram enquadrados”, disse, ao colocar o mandato à disposição para fazer algum encaminhamento necessário.

Participaram do seminário técnicos e gestores dos escritórios locais da Emdagro Colônia Treze, Estância, Tobias Barreto, Lagarto e Riachão do Dantas, além de representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Lagarto, Colegiado do Território Sertão Ocidental, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Condem) de Lagarto, Fetase e Cooperativa Colônia Treze, Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Poço Verde.
Cristinápolis

No último dia 10, foi a vez dos agricultores Itabaianinha, Salgado, Boquim, Indiaroba, Arauá, Umbaúba e Cristinápolis participarem do seminário e tirarem suas dúvidas a renegociação de dívidas rurais.

“Nossa meta é atingirmos todos os agricultores dos 74 municípios sergipanos até junho deste ano, levando os benefícios que a Lei 13.340/2016 trouxe para quem queira ou liquidar ou regularizar suas dívidas rurais”, disse o Diretor Técnico da Emdagro, Gismário Nobre, acrescentando que essa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Emdagro, Banco do Nordeste do Brasil e o mandato do Deputado Federal João Daniel.

Last Updated on 17 de agosto de 2018 by emdagro