Programa Saúde no Campo chega ao município de Salgado

Presente em 14 municípios, programa visa conscientizar trabalhadores rurais sobre uso de agrotóxico

Com o objetivo de levar informações sobre o uso racional de agrotóxicos ao maior número de produtores e autoridades, o Programa Saúde no Campo chegou ao município de Salgado, na última quarta-feira (05). Criado pelo Governo de Sergipe, através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o programa foi apresentado em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento, na Câmara Municipal de Salgado.

Representantes da prefeitura, sindicato de trabalhadores rurais, associações de agricultores e membros dos Conselhos de Saúde e de Educação participaram da palestra ministrada por técnicos da Emdagro, que enfatizaram o envolvimento de todos para a conscientização sobre o uso de agrotóxicos. Foram abordados os riscos do uso abusivo de agrotóxicos, cuidados que o agricultor deve ter na aquisição dos produtos, como a exigência da nota fiscal e receituário agronômico, e também a destinação ideal das embalagens vazias.

O debate gerou a parceria entre o município e a Associação de Revendedores de Defensivos Agrícolas de Sergipe (ARDESE), com o intuito de colocar em prática as instruções do programa, destacou o Coordenador de Defesa Vegetal da Emdagro, Sandro Kruger. “Ficou clara a necessidade de discussão, capacitação, monitoramento, fiscalização e conscientização dos produtores sobre o uso de agrotóxicos nas lavouras sergipanas. Ficamos felizes porque a mensagem foi bem assimilada pelos presentes e culminou na criação de uma parceria entre a prefeitura e a ARDESE para a realização de uma coleta itinerante de embalagens vazias no município”, disse Sandro.

O coordenador ressaltou ainda que o Programa Saúde no Campo foi implantado em 14 municípios sergipanos e o objetivo é ampliar cada vez mais. “O programa foi inserido com sucesso em 14 cidades: Umbaúba, Aquidabã, Riachão do Dantas, N. S. da Glória, Canindé do S. Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Simão Dias, Graccho Cardoso, Tobias Barreto, Itaporanga D´Ajuda, Itabaianinha, Lagarto, Japoatã e agora Salgado. Já estamos também com uma agenda para levarmos o programa até o município de Arauá”, anunciou.

Última atualização: 17 de fevereiro de 2020 08:24.