10 de março de 2021 11:20

Parceria Emdagro e BNB beneficiou 800 agricultores familiares em Simão Dias


Programa Agroamigo investiu mais de 4 milhões em projetos produtivos voltados para o meio rural

 

Uma parceria entre a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) vem rendendo bons frutos para mais de 800 agricultores familiares do município de Simão Dias, região Centro Sul sergipano. Trata-se do Programa Agroamigo, desenvolvido pela instituição bancária, para o financiamento de sistemas produtivos locais, a exemplo da bovinocultura de corte e leite, ovinocultura, avicultura caipira e artesanato, e cujos resultados foram discutidos entre as duas instituições numa reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (25), no escritório local da empresa daquele município.

 

Estiveram presentes o chefe do escritório da Emdagro em Simão Dias, Cézar Valadares, acompanhado de técnicos da empresa, e dos Coordenadores do Programa Agroamigo (Pronaf B), Rivaldo Gois e José Carlos, que comemoraram o sucesso da parceria que resultou num investimento de, aproximadamente, quatro milhões de reais em projetos de infraestrutura de agricultores familiares enquadrados na modalidade B do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) assistidos pela Emdagro no município. “Cada projeto pode chegar a mais de 5 mil reais de investimento”, comentou o Cézar Valadares.

 

Segundo ele, é através do programa Agroamigo do BNB que os agricultores recebem um financiamento para desenvolverem seus arranjos produtivos com vistas a gerar renda e melhorar assim suas condições financeiras. “O Agroamigo é responsável pela proposta de financiamento para que o agricultor interessado possa desenvolver atividades geradora de renda, sejam agrícolas, pecuárias ou outras atividades não agropecuárias no meio rural, como turismo rural, agroindústria, pesca, serviços no meio rural e artesanato”, explicou.

 

Para tanto, para comprovar a condição de agricultores familiares, os agricultores deverão apresentar a sua Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pelos órgãos oficiais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) dos Estados, que em Sergipe é a Emdagro, ou pelos Sindicatos de Trabalhadores. “Mas para ter acesso a essas linhas de créditos, não é tão fácil assim. É aonde entra o serviço de Ater com a emissão da DAP, na orientação e elaboração dos projetos produtivos e, após a assinatura do contrato com o BNB, o acompanhamento e assessoramento da produção, comercialização e definição de políticas públicas para que o agricultor beneficiado tenha um projeto duradouro”, detalhou Cézar Valadares.

O

 chefe do escritório da Emdagro em Simão Dias explicou ainda que na assistência prestada aos agricultores familiares outras ações são também importantes. “Realizamos reuniões em conjunto com a equipe do Agroamigo e nesses momentos promovemos palestras informativas, tiramos dúvidas, agendamos visitas técnicas às propriedades para a emissão da Declaração de Aptidão do Agricultor e orientação sobre crédito”, concluiu Cézar.

Last Updated on 10 de março de 2021 by carlos.mariz