23 de março de 2021 09:58

Emdagro recebe auditoria do Mapa para avaliar programas de saúde animal


Programa da Febre Aftosa é um dos bons exemplos de Sergipe, mantendo o estado livre da doença há mais de 25 anos

Até a última sexta-feira (19), a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) participou de uma auditoria remota, realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os trabalhos tiveram inicio na segunda-feira (15) com o objetivo de aferir a qualidade da Defesa Sanitária Animal, serviço que norteia os rumos da pecuária no Estado e é desenvolvido pela Emdagro, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Rural e da Pesca (Seagri). A auditoria busca avaliar a execução de programas nacionais – destinados a prevenir, controlar ou erradicar doenças – e conta com o envolvimento dos setores da Emdagro, como as diretorias de Defesa Animal e Vegetal, Administrativa e Financeira, e suas respectivas coordenadorias.

O presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza, falou sobre a importância da parceria com o Ministério, durante a saudação aos auditores. “Nos últimos 16 meses, a Emdagro vem passando por uma reestruturação administrativa, sobretudo na área de Defesa Animal e Vegetal, de forma a efetivarmos nossas ações nos 75 municípios sergipanos. Essa reestruturação acontece graças às parcerias entre a Emdagro e o Ministério da Agricultura, para a execução dos principais programas nacionais na área de Defesa Sanitária Animal e Vegetal”, reforçou o presidente da Emdagro. Também participaram da auditoria a diretora de Defesa Animal e Vegetal da empresa, Aparecida Andrade, o diretor Administrativo e Financeiro, Anderson Souza, e coordenadores de áreas e assessores da Emdagro.

A auditoria busca analisar itens referentes aos recursos humanos, físicos e financeiros, estrutura organizacional, gestão de qualidade, capacidade técnica e operacional, e prevenção. No aspecto do controle e erradicação de doenças, os auditores avaliam a execução dos principais programas nacionais de sanidade animal, como explica a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade. “É avaliada a execução de programas nacionais, como: de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose; de Controle da Raiva; de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa; Sanidade Avícola; Sanidade dos Suídeos; Sanidade de Caprinos e Ovinos; dentre outros”, especificou Aparecida Andrade.

O secretário de Estado da Agricultura, André Bomfim, participou do início da auditoria, juntamente com os representantes da empresa, e evidenciou programas de destaque em Sergipe. “A auditória é uma oportunidade de estreitar a parceria com o Governo Federal e demonstrar o que o Estado de Sergipe, através da Emdagro, vem fazendo em prol da Defesa Animal, e que contribui também para o nosso país. Um exemplo é o Programa da Febre Aftosa, com Sergipe livre da doença há 25 anos. E, também, é uma oportunidade de colocar as dificuldades que encontramos. Tudo para que possamos, em conjunto, encontrar ações para fortalecer cada vez mais essa importante atividade do nosso país, que é a Defesa Sanitária Animal”, ressaltou André.

Last Updated on 23 de março de 2021 by carlos.mariz