11 de dezembro de 2020 10:46

Emdagro capacita profissionais do Serviço Veterinário Oficial em sistema de vigilância


Sistema é importante para a proteção da pecuária em Sergipe.

 

No período de 16 a 26 de novembro, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) treinou e capacitou 16 Médicos Veterinários da equipe da Defesa Animal da empresa para o uso do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias – e-SISBRAVET. O sistema é a ferramenta eletrônica específica para gestão dos dados obtidos na vigilância passiva em saúde animal, desenvolvida para o registro e acompanhamento das notificações de suspeitas de doenças e das investigações realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).

 

Para a chefe da Divisão de Epidemiologia da Emdagro, Isabelli Leal, o importante é que ao notificar uma doença, o profissional informe o máximo possível de dados. “Dados como a data do provável início da doença, identificação da localização e da origem dos animais doentes ou suspeitos, a síntese da ocorrência (sinais clínicos/lesões, resultados laboratoriais preliminares, espécies envolvidas, doentes, mortos) e, se possível, informações clínicas e epidemiológicas disponíveis, são importantes para o planejamento e gerenciamento da prevenção, detecção e pronta reação às ocorrências zoosanitárias de interesse pecuário nacional e estadual”, frisou.

 

Ainda segundo ela, a notificação imediata de ocorrência de determinadas doenças em animais deverá ser feita junto à Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emadgro) ou à Superintendência de Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Sergipe (SFA/MAPA/SE) diante da importância para proteção da pecuária sergipana e da saúde pública. “Muitas doenças podem causar sérios impactos na produção animal e na saúde humana, e o diagnostico rápido e a pronta reação são essenciais para impedir a disseminação e permitir seu controle ou erradicação”, comentou a Isabelli.

 

A notificação poderá ser feita presencialmente ou por telefone em qualquer escritório da Emdagro pelo telefone 79 3234-2624 ou através do site http://agricultura.gov.br/notificação ou diretamente na SFA/SE.

Last Updated on 11 de dezembro de 2020 by carlos.mariz