26 de abril de 2019 09:25

Aplicadores recebem treinamento sobre manejo de agrotóxicos


Nos dias 16 e 17 deste mês, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou, no município de Graccho Cardoso, um curso de capacitação para aplicadores de agrotóxicos, o qual contou com a participação de 18 trabalhadores rurais, cujo objetivo foi despertar o interesse no manejo adequado de agrotóxicos, buscando evitar os impactos à saúde e ao meio ambiente.
A capacitação foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Graccho Cardoso, através da Secretaria de Meio Ambiente, que procurou a Emdagro no intuito de estruturar um curso que conscientizasse os trabalhadores rurais sobre como reduzir os impactos ambientais, os custos com os insumos agrícolas e os cuidados à saúde dos agricultores. “Tomamos conhecimento desse projeto Saúde no Campo, desenvolvido pela Emdagro, o qual foi realizado em Aquidabã, e aí fizemos um primeiro contato com a Aparecida Andrade da Emdagro, para que pudéssemos trabalhar isso junto aos agricultores do município”, frisou Paulo Adriano Silva, Secretário Municipal de Meio Ambiente.
“Vamos dá continuidade a esse trabalho trazido pela Emdagro fazendo palestras nas escolas, como também coleta itinerante das embalagens vazias nas principais povoados dos municípios”, se comprometeu o secretário, agradecendo a Emdagro pela parceria e parabenizando trabalho.
O treinamento ocorreu na fazenda Umbuzeiro e foi ministrado pela Coordenadora de Defesa Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, que levou ao conhecimento dos participantes as consequências da falta de proteção no manuseio dos agrotóxicos e o impacto deles na saúde e no meio ambiente. “Mostramos aos aplicadores as consequências do uso inadequado dos produtos, o que acontece com falta do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) para a saúde do produtor e a forma de como realizar as aplicações evitando a contaminação dos vegetais e do meio ambiente”, destacou Aparecida.
O curso contou ainda com o apoio e presença do Gestor Regional de N.Sra. da Glória Ary Osvaldo Bomfim, do Gestor Local Aquidabã Fernando Piedade e do Secretário Municipal de Agricultura de Graccho Cardoso, Cleôncio Joaquim de Aragão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Last Updated on 26 de abril de 2019 by carlos.mariz