30 de janeiro de 2020

Emdagro facilita acesso a serviços agropecuários


Os usuários dos serviços agropecuários ofertados pela Emdagro vão poder contar com mais uma facilidade na hora de realizar seus requerimentos e declarações; é que a empresa disponibilizará pra impressão, a partir do dia 03 de fevereiro, em seu portal da internet, o Documento de Arrecadação do Estado (DAE).

 

Segundo Presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, os usuários antes tinham que se dirigir a um escritório da empresa no município mais próximo para ter acesso a esses serviços. “Já vimos há alguns anos informatizando os serviços da Emdagro para melhor atender aos usuários, entretanto, o Documento de Arrecadação Estadual ainda não havia sido disponibilizado no site para melhor comodidade dos nossos usuários. Hoje, eles poderão emitir e imprimir de sua própria casa o DAE e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária ou através de aplicativos do banco o qual é cliente”, destacou ele.

 

A Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, explica que os interessados em requerer os serviços de fiscalização de atividades relacionadas a agrotóxicos e afins, de defesa e inspeção sanitária animal, de inspeção de abate de animais, industrialização da carne, leite, ovos, mel e seus produtos, assim como, a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), serviços de Defesa Sanitária Vegetal e serviços de assistência fundiária, poderão emitir seu documento de arrecadação no próprio site da Emdagro, em www.emdagro.se.gov.br, e acessar o menu pagamentos de taxas.

 

“Inclusive, também no site, ele poderá encontrar os valores atualizados de cada serviço, os quais foram regulamentados pela Lei 8.638, 27 de dezembro de 2019. Por exemplo, se um criador de gado quer transportar seu animal de um município para outro e deseja saber o valor de sua GTA, ele poderá encontrar no portal. Daí, ele emite o DAE, imprime, paga e recebe seu GTA (Guia de Trânsito Animal)”, detalhou Aparecida Andrade, acrescentando que, em caso de dúvidas, os usuários poderão procurar os escritórios da Emdagro mais próximos.
Primeira DAE

 

Em que pese o sistema ficar acessível para o público externo a partir do dia 03, o Escritório Local da Emdagro do município de Lagarto registrou, na última quarta-feira (29), seu primeiro documento de arrecadação estadual. O DAE emitido diz respeito a uma multa aplicada por fiscais agropecuários por uso irregular de agrotóxicos em uma propriedade daquele município. “Com a emissão do documento, o sistema mostrou-se completamente seguro e prático”, reforçou a Diretora.