6 de maio de 2019

Depressão é tema de palestra na Emdagro


Segundo dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de pessoas com depressão da América Latina, estimando que 5,8% da população nacional seja afetada pela doença.  Pensando nisso, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), através do seu setor de Recursos Humanos, promoveu, no último dia 06, uma palestra sobre esse tema voltado para os servidores da casa.
O Presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, fez a abertura da palestra e reforçou sua preocupação com casos identificados na empresa ao longo dos anos. “A depressão é privilégio de alguém ou de um grupo de pessoas. Ela acomete qualquer um, por isso, precisamos estar atentos para perceber que um colega ao lado pode não está bem e, assim, compreender o processo que ele está passando e orientá-lo a procurar ajuda profissional”, frisou. Em seguida, cumprimentou os palestrantes.

A palestra foi ministrada pelos Psicólogos e Psicoterapeutas e Patrícia Pinatti e  João Paulo Corumba, ambos do Instituto Sophia Scientia, que falaram sobre o diagnóstico, onde o humor depressivo ou a perda do interesse em realizar as atividades, a auto-depreciação (inutilidade) ou culpa excessiva, idéias recorrentes de morte ou suicídio, algumas das principais características da depressão. “Agradeço à Emdagro pela confiança em nosso trabalho e esperamos ter conseguido esclarecer algumas dúvidas sobre a depressão”, disse o palestrante João Corumba.

Por conta da palestra, vários servidores sentiram-se à vontade e manifestaram suas experiências, tanto pessoal quanto em relação à convivência com familiares e colegas de trabalho.