Técnico da Emater Minas Gerais explora potencial citrícola em Sergipe

Em dois dias, foram visitados diversos viveiros telados para verificação da produção de mudas de laranja

O Engenheiro Agrônomo Celso Luiz de Oliveira, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG), esteve em Sergipe por dois dias esta semana com o objetivo de entender os projetos desenvolvidos pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) na região citrícola. Sua visita, que foi acompanhada pelos Técnicos da Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dirater), incluiu inspeções a diversos viveiros, notadamente o exemplar Sergipe Citrus, de Joel Santos, em Santa Luzia, destacado como referência no Nordeste e Brasil.

Além disso, Oliveira conheceu o método de produção de mudas de citros utilizando fibra de coco como substrato, uma prática que se destaca pela eficiência na redução de custos. Em Boquim, explorou a área de produção de sementes para porta-enxerto, que integra quatro novas variedades, como os Citradarins Riverside, Indio e San Diego, a Tangerina Sunki, e o tradicional Limão Cravo Santa Cruz. Com cerca de 437 plantas, essa área diversificada visa fortalecer a citricultura local, seguindo as diretrizes da moderna citricultura que desaconselha a monocultura de porta-enxertos devido aos riscos associados a pragas e doenças.

A visita culminou em uma reunião com os técnicos da Defesa Fitossanitária da Emdagro, que destacaram os esforços preventivos contra o greening, uma ameaça devastadora para os laranjais. O presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, enfatizou: “A parceria com a Emater/MG fortalece nossos esforços em prol da citricultura sergipana, permitindo a troca valiosa de conhecimentos e experiências”.

Celso Luiz de Oliveira, técnico da Emater/MG, acrescentou: “A inovação e a diversificação nas práticas de cultivo que testemunhamos em Sergipe são inspiradoras. Essa colaboração interinstitucional é crucial para enfrentar desafios fitossanitários e fortalecer a resiliência da citricultura na região”.

 

Emdagro inaugura programa de inseminação artificial por tempo fixo em Boquim

Ao todo 100 vacas de leite e de corte passarão pelos primeiros protocolos hormonais


O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), inaugurou, na última terça-feira (27), em Boquim, centro sul sergipano, o Programa de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF). O início do programa ocorreu na propriedade do pecuarista Antônio Pereira Nascimento, do Povoado Romão, com a realização do diagnóstico e do primeiro protocolo hormonal em 30 vacas de leite e de corte.

A ação, que faz parte do Programa Pecuária Mais Brasil, do Governo Federal, em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) e o Governo do Estado, visa o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte de pequenos produtores, através da tecnologia do IATF, que espera inseminar 100 vacas no município.


“Com este programa espera-se uma somação de esforços no aumento da produção, produtividade e renda do produtor, promovendo, assim. o desenvolvimento dos municípios, principalmente aqueles cuja economia está baseada na produção e industrialização do leite, a exemplo do alto sertão sergipano, onde todos os municípios estão contemplados, bem como as regiões sul e centro sul do Estado”, comentou o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jean Carlos Nascimento Ferreira.

Para o pecuarista Antônio Pereira, essa é uma oportunidade de fazer a melhoria genética do rebanho. “Tive a oportunidade de ser convidado para participar da reunião que a Emdagro realizou para informar sobre o início do programa, em Boquim, e observei ser essa a chance de garantir a qualidade do meu rebanho. Melhorar em tudo, na produção de leite, na carne e na genética”, disse, acrescentando que resolveu fazer alguns investimentos no estábulo para reforçar a segurança dos técnicos no momento do diagnóstico.


Mais Pecuária Brasil
O programa Mais Pecuária Brasil foi iniciado em 2022 nos municípios de Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Porto da Folha, N.Sra da Glória e Monte Alegre. Ainda naquele ano, foram inseminadas 402 vacas.  Em 2023, até junho e início de julho, está em andamento o processo de IATF de mais 483 vacas. As raças mais demandadas até o momento são Holandesa, Gir 3/4 e Gir 5/8. Estão disponíveis também as raças Nelore, Sindy, Polled Hereford, Brangus, Brasford e Angus.

O Programa Mais Pecuária Brasil tem como meta inseminar 3.000 vacas/ano durante quatro anos, em Sergipe. A CONAFER participa com o sêmen de touros provados de raças leiteiras e de corte, da Central de Coleta e processamento de Sêmen Alta Genética, todos os insumos necessários e com o serviço de inseminação.


“Já à Emdagro compete fazer o trabalho de identificação e a mobilização dos produtores em todas as quatro etapas do processo, quais sejam, diagnóstico e primeiro protocolo hormonal, o segundo protocolo hormonal, a inseminação propriamente dita e o diagnóstico de prenhez”, detalhou a Coordenadora de Pecuária da Emdagro, Izildinha Dantas, que reforçou que neste mês de junho e início de julho estarão atendendo os municípios de Boquim e Riachão.

 
 

Emdagro participa de fórum que reuniu agências de defesa agropecuária de todo o Brasil

Fonesa e Senagri ocorreram na capital mineira de Belo Horizonte


A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) participou, no período de 13 a 15 de junho, na capital mineira de Belo Horizonte, da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Defesa Agropecuária – FONESA e do Seminário Nacional sobre os Insumos Agrícolas – SENAGRI. Na ocasião, a Diretora de Defesa Animal e Vegetal, Aparecida Andrade, representou a empresa que discutiu sobre os principais temas voltados para a defesa agropecuária nos estados, a exemplo da Influenza aviária, que foi o tema mais debatido no encontro.

“O Fonesa é um fórum necessário para discutir e harmonizar estratégias que constituem a base para as políticas públicas de Defesa Agropecuária”, comentou a diretora. Segundo ela, a influenza Aviária foi uma das principais pautas. “Lá foi discutido a importância da regionalização do país com relação a ocorrência de focos de influenza aviária, a fim de tentar minimizar possíveis impacto as exportações, discutiu também o uso de tecnologias como drones e helicópteros para otimizar o enfrentamento da doença”, disse.

Outro tema importante, de acordo com Aparecida, foi o processo de retirada da vacinação nos Estados. “Nessa questão, o Ministério da Agricultura (Mapa) será acionado para definir estratégias e orientação para os Estados”.

SENAGRI
No Seminário Nacional sobre Insumos Agrícolas (SENAGRI), aconteceu um amplo debate entre os representantes dos órgãos de Defesa Agropecuária a fim de viabilizar a elaboração e cumprimento de normas legais em todo território nacional, de forma harmonizada, levando em consideração as realidades regionais. “Com isso a Emdagro implantará em Sergipe uma série de melhorias para atender melhor o produtor rural e garantir segurança alimentar para população”, completou a Aparecida.

Com apoio da Emdagro, agricultores familiares implantam feira livre em povoado

Agricultores da comunidade Mangue Grande, em Boquim, implantaram, sob a orientação de técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) do escritório local daquele município, a feira livre de frutas e verduras produzidas pela da agricultura familiar.

Maracujá, limão, amendoim, graviola, laranja, milho verde, feijão de corda, macaxeira, coentro, pimentão e polpa de frutas estão entre os alimentos ofertados pelos 12 produtores na feira que acontece todas as quintas-feiras, a partir das 14h, na rodovia Colônia Treze, em Boquim.

Além da assistência técnica e extensão rural permanente prestada ao grupo de agricultores da comunidade Mangue Grande, com orientações técnicas, reuniões e articulações, a Emdagro também disponibilizou 12 bancas para que os produtores pudessem expor seus produtos.

“O ponto de venda é o canal de comercialização da agricultura que mais tem se destacado, porque proporciona ao agricultor familiar agregar renda ao seu produto na hora de vender”, disse o Assessor de Comercialização da Emdagro, Wagner Brito.


Estiveram presentes o Chefe do Escritório Local da Emdagro de Boquim, Joetônio Ferreira, o Coordenador de Agricultura e Sustentabilidade Ambiental, Eduardo Cabral, o técnico Luiz Menezes e o representante do BNB, Marcos Ribeiro.

Seagri, Emdagro e ITPS se unem para levar serviço de análise de solo ao ‘Sergipe é aqui’ em Dores.

Para os agricultores e produtores rurais, a novidade da 6ª edição do ‘Sergipe é aqui’ realizada nesta sexta, 16, em Nossa Senhora das Dores, foi o serviço de análise de solo viabilizado pela parceria entre Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). O objetivo foi coletar amostras para análise e, com o resultado, recomendações serão feitas para os agricultores melhorarem suas plantações. Além desta novidade, a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) se fez presente juntamente com suas vinculadas, para levar outras ações e serviços.

Durante toda a semana, uma equipe técnica da Emdagro visitou 30 propriedades de pequenos agricultores familiares no município, coletando amostras de solo, a fim de encaminhar para análise no ITPS, órgão delegado do Inmetro em Sergipe. “Essas amostras agora seguem para o ITPS analisar em seus laboratórios e definir as recomendações técnicas que devem ser adotadas pelos agricultores, a fim de melhorar o solo e, consequentemente, o plantio em suas lavouras”, explicou o diretor-presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos. “A partir dessa análise é possível definir o que falta de nutrientes no solo e qual tipo de adubo e calcário a terra está precisando”, reforçou. 

O agricultor Gildo Meneses, de 40 anos, ficou satisfeito em receber a equipe da Emdagro em seu sítio, no povoado Acensso, onde planta mandioca, milho e feijão. “Foi muito bom ter essa oportunidade, de analisar o solo de minha terra e saber como cuidar melhor dele”, disse. 

Para o agricultor Fábio Santana, que há dez anos planta milho e cria gado no povoado Itaperoá, foi importante participar desse projeto. “Com o resultado dessa análise saberemos usar melhor os recursos que temos para tratar da terra, usando o adubo correto e, assim, garantindo uma melhor colheita no final”, atestou. 

De acordo com o técnico agrícola da Emdagro, Gilberto Santana, a coleta de amostras de solo atende a uma série de critérios previamente estabelecidos. “A maioria dos agricultores visitados não vislumbra a importância dessa atividade, então fazemos também um trabalho educativo, demonstrando a importância de conhecer o solo onde plantam, para fazerem o uso correto de adubos e fertilizantes”, enfatizou. 

Entrega de certificados

Outro serviço oferecido pela Seagri, por meio da Emdagro, no ‘Sergipe é aqui’, foi a emissão e entrega do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A agricultora Maria Aparecida dos Santos, do povoado Acensso, na zona rural de Dores, veio ao Colégio Estadual General Calazans para receber seu CAF. “É um documento que todos nós agricultores familiares precisamos ter e foi de grande importância para minha aposentadoria”, disse a produtora rural, que é viúva e tem três filhos. 

O casal Marleide Alves e José Renilson de Souza Dantas, que possui um sítio no povoado Mundo Novo, em Dores, também esteve no local para receber o documento da Emdagro. “Com o CAF em mãos, a gente consegue acesso a um empréstimo no banco para investir em nossa roça e colocar outros projetos pra frente”, disse o agricultor, que planta mandioca, feijão, entre outras culturas, e agora vai investir também na criação de gado de corte.

 

Emdagro intensifica fiscalização sobre o trânsito e a comercialização de mudas cítricas

A medida visa coibir o trânsito de mudas clandestinas em Sergipe.

As mudas cítricas têm papel de destaque na cadeia produtiva do estado e tem recebido manutenção do status fitossanitário de ‘livre de pragas quarentenárias’ dos citros. Para manter a proteção dos pomares sergipanos, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca, tem intensificado as fiscalizações sobre o transporte e comércio dessas mudas. A medida visa coibir a prática ilegal das já conhecidas mudas clandestinas que não possuem origem definida, uma vez que os materiais usados na produção delas não possuem certificação fitossanitária e apresentam alto o risco de estarem contaminados com pragas e doenças.

Além da realização de “blitz” em rodovias federais e estaduais, principalmente na região centro-sul do Estado, a equipe da fiscalização agropecuária da Emdagro tem intensificado os trabalhos na divisa com o estado da Bahia e feiras livres dos principais municípios sergipanos produtores de citros. “Mudas cítricas clandestinas são produzidas fora de ambiente protegido, utilizando como substrato o próprio solo e sem nenhum tipo de certificação, não garantindo ao produtor a origem genética e, tampouco, a isenção de pragas e doenças”, é o que observa a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade.

Segundo ela, o HLB Greening é um exemplo de doença extremamente perigosa para a citricultura brasileira e uma ameaça à citricultura mundial. “Essa doença pode atingir todas as variedades e espécies de citros e não há medidas de controle capazes de eliminá-la completamente”, alertou a diretora. Ela reforça que a Emdagro sempre orienta a aquisição de mudas cítricas certificadas, ou seja, que são produzidas em viveiros telados, utilizando substrato livre de patógenos, com identidade genética livre de pragas e doenças, e obedecem a padrões estabelecidos em normatização federal.

Outras doenças

Outras doenças bastante importantes para a cultura são o cancro cítrico e a leprose. A primeira, por exemplo, afeta todas as espécies e variedades de citros de importância comercial. Os impactos desta doença estão relacionados à desfolha de plantas, à depreciação da qualidade da produção, pela presença de lesões em frutos, à redução na produção pela queda prematura de frutos e à restrição da comercialização da produção para áreas livres da doença.

Já a leprose é uma das principais doenças da citricultura e atinge, principalmente, laranjeiras doces. Nos frutos as lesões geralmente são rasas e necróticas, distribuídas por toda a superfície. Nos frutos verdes, observa-se um halo amarelo em torno da lesão e, à medida que ele amadurece, as lesões se tornam escuras e pouco deprimidas.

Emdagro participa de reunião com IBAMA e MAPA sobre prevenção e enfrentamento da influenza viária

A doença já foi detectada nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul


A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) participou, na tarde da última quinta-feira (01), de uma reunião promovida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) que teve como objetivo discutir as ações de prevenção e enfrentamento da Influenza Aviária e o estabelecimento de competências entre os órgãos ambientais e agropecuários do Estado. Além da Emdagro, participaram a Superintendência de Federal da Agricultura em Sergipe e a Agência de Meio Ambiente de Sergipe (Adema) entre outros.

Pelas competências estabelecidas pelo MAPA, a Emdagro ficou responsável por realizar a vigilância, gerenciar, garantir a manutenção do banco de dados, investigar os casos suspeito, coletar amostras e realizar educação sanitária. “Desde o ano passado, quando fomos acionados pelo MAPA por conta do surgimento dos primeiros casos de influenza na América do Sul que a Emdagro vem se preparando para esse trabalho de prevenção e enfrentamento. Hoje nossa empresa conta com sua equipe altamente treinada, os kits de emergência prontos e com a empresa de transporte de material biológico (aéreo e terrestre) firmada”, garantiu a Diretora de Defesa Animal da Emdagro, Aparecida Andrade.


Aparecida detalhou também que, no tocante a Vigilância e gerenciar, a competência da Emdagro está restrita à produção comercial e de subsistência, ou seja, aquelas criações de aves domésticas porém, “no tocante à manutenção do banco de dados, investigação de casos suspeitos, colheita de amostras e educação sanitária esse trabalho será realizado em todas as aves, sejam elas aves silvestres ou domésticas”, disse.

Palestra

Na ocasião, a responsável pela coordenadoria de Trânsito de Animais da Emdagro, a Médica Veterinária Lucyla Flor, ministrou palestra sobre o Programa Estadual de Sanidade Avícola e destacou os principais pontos referentes à influenza aviária, que é uma doença causada pelo vírus da influenza A, da família Orthomyxoviridae Alphainfluenzvirus, que são os únicos vírus capazes de afetar as aves naturalmente.


Segundo a Veterinária, a doença é altamente contagiosa e afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres. “Aves aquáticas são os maiores reservatórios do vírus, e a grande maioria dos isolados são considerados de baixa patogenicidade para galinhas e perus. Contudo, ocasionalmente, afetam mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos e o próprio homem”, destacou Lucyla.

Ministério da Agricultura faz auditoria na Emdagro com foco na retirada da vacinação contra aftosa em 2024

Com o cumprido das metas estabelecidas, Sergipe fica mais perto de obter o status de área livre da doença sem vacinação


A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) recebeu, na manhã desta segunda-feira (29), a visita dos auditores do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para avaliar a situação da Febre Aftosa no Estado, visando a possível mudança do status sanitário de área livre da doença com vacinação para sem vacinação no próximo ano. A auditoria visa trabalhar o cumprimento, por parte da Emdagro, do Plano Estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA) que estabelece metas para a efetividade da evolução do status para a retirada da vacina.

Pelo Plano, para realizar a transição de status sanitário, foram considerados critérios técnicos, estratégicos, geográficos e estruturais, que resultaram no agrupamento das unidades da Federação em cinco blocos. Esse agrupamento visa favorecer o processo de transição de forma regionalizada, com início em 2019 e conclusão em 2026, quando todo país alcançaria a condição de livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE.

O modelo de gestão proposto pelo Plano Estratégico prevê o aprimoramento da estrutura do serviço veterinário oficial brasileiro e da atuação compartilhada entre os seus diversos atores, favorecendo o protagonismo de todas as partes interessadas. “A conjugação de esforços públicos e privados, a infraestrutura dos serviços veterinários e os sólidos fundamentos técnicos são a base para o sucesso do PNEFA”, comentou o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos Silva, que, na ocasião recepcionou e deu as boas-vindas aos auditores do ministério.

Para a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, as orientações do plano têm permitido alcançar as metas definidas. “A maioria das metas estabelecidas pelo Mapa já foi atendida, exemplo disso é o avanço no nosso sistema de vigilância e o monitoramento das propriedades em todo o todo o Estado, como também o controle de trânsito animal e produtos de origem animal nos postos de divisa, passando pela estrutura de pessoal com a realização do concurso da Emdagro onde estarão sendo convocados Médicos Veterinários e Técnicos Agrícolas, bem como, a aquisição novos equipamentos e reformas de escritórios locais. Ou seja, acredito que Sergipe tenha condições de atender aos requisitos necessários para que seja retirada a vacina contra próximo ano”, acredita Aparecida.


De acordo com o Auditor Federal Agropecuário do Mapa, o Médico Veterinário Leandro Oliveira dos Santos, o ministério está verificando as metas da auditoria ocorrida em 2021 e o seu cumprimento pela Emdagro. “Estamos realizando a supervisão de seguimento do Quali SV, que é uma ferramenta do ministério que avalia todas as funções e todos os programas sanitários da Emdagro, então, a gente vê o andamento do sistema de defesa estadual como um todo. Com essa supervisão de seguimento vamos avaliar o plano de ação proposto pela própria Emdagro”, comentou.




























Seagri oferece serviços para agricultores no ‘Sergipe é aqui’ em Carmópolis

Agricultores receberam as sementes certificadas de milho, com objetivo de fomentar ainda mais a produção deste grão utilizado para subsistência e para alimentação do rebanho local


Durante a realização da 5ª edição do ‘Sergipe é aqui’, nesta sexta-feira, dia 26, em Carmópolis, a população de teve acesso aos serviços oferecidos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e suas vinculadas, Emdagro, Coderse e Pronese, a exemplo de entrega de sementes de milho, orientação sobre abertura de poços, implantação de dessalinizadores e atendimento a assentados do programa de Crédito Fundiário.

A chegada das sementes de milho foi muito festejada pelas famílias beneficiadas no município. Como foi o caso do agricultor familiar da comunidade Aguada, em Carmópolis, Wilson da Paixão, que não escondeu sua felicidade com a doação das sementes de milho entregues pelo Governo do Estado. “Eu planto um pouco de tudo: tenho macaxeira, feijão, algumas hortaliças, e estava aguardando um “dinheirinho” para comprar a semente de milho. Hoje, graças a Deus, eu ganhei do governo essas sementes. Estou muito feliz”, comemorou.

Dona Maria Amélia dos Santos, agricultora do povoado Palmeira, que também cultiva macaxeira e hortaliças e cria galinhas, recebeu seus dez quilos de sementes de milho e disse que vai plantar neste final de semana. “Deus abençoe o governo do estado por essas sementes. Eu vou plantá-las amanhã mesmo, já que chegaram no momento certo”, disse agradecida.

Uma das demandas foi apresentada pelo presidente da Associação de Produtores do Assentamento Papagaio, Edvaldo Alves. Ele veio até o ‘Sergipe é aqui’ com um grupo de representantes do assentamento, apoiado pelo Programa de Crédito Fundiário, coordenado pela Pronese. Eles foram  atendidos pelo secretário da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, pelo coordenador do Crédito Fundiário e pelos diretores da Coderse, que receberam duas demandas da localidade que tem como atividade principal a criação de peixes em barragens escavadas.

Segundo o presidente da associação, a capacidade de produção dos tanques é de 120 toneladas de peixe por ano. A superintendente da Seagri, Ana Patrícia, destacou que a participação dos agricultores assentados será importante para elaboração do censo da pesca e aquicultura realizado pela secretaria da Agricultura.

O secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva, destacou a satisfação em participar desse momento e ver a alegria dos agricultores, ao receber as sementes de milho e outros serviços oferecidos pelo governo. “Com essa aproximação nós temos condições de conhecer melhor o trabalho dos produtores, a exemplo das artesãs dos aquicultores, e levar os serviços que eles realmente precisam”.

Mostra artesanal

Uma das novidades estava na exposição das artesãs de Carmópolis que aproveitaram para divulgar seu trabalho e comercializar as peças produzidas. Elas formam a Associação de Artesãos e Reciclagem Defensora do Meio Ambiente – “Arte é Vida”, de Carmópolis. Participaram do evento com uma grande exposição de itens artesanais, produzidos pelas 38 artesãs que integram o grupo. Para Adriane Cordeiro, presidente da associação, foi uma grande oportunidade de mostrar o trabalho que é feito há mais de 10 anos no município.

“Além de uma associação que trabalha com artesanato, somos defensoras do meio ambiente e produzimos a maior parte de nossas peças com material reciclável, como garrafas Pets, embalagens de cosméticos, caixas de ovos, entre outros, que se transformam em lindas peças utilitárias”, destacou Adriane.

Ainda de acordo com ela, a associação nasceu da necessidade  em reunir a grande quantidade de artesãs observada no município, mas que não sabiam onde divulgar seu trabalho e nem como comercializá-los. “A partir daí fomos realizando cursos de qualificação e um trabalho social muito bom, visto que muitas se encontram em situação de vulnerabilidade e encontraram no grupo um ponto de apoio”, disse citando técnicas do crochê, macramê, tricô e frivolitê, como algumas trabalhadas pelas mulheres da associação, que sempre conta com o apoio da Emdagro. Sempre que precisamos a Emdagro nos ajuda no planejamento de ações e na realização de oficinas”, enfatizou a presidente da “Arte é Vida”.



 
       
       

Divulgado resultado preliminar do concurso 2023 da Emdagro

O candidato poderá entrar com interposição de recurso até quarta-feira, 24, às 23h59min


O Governo de Sergipe divulga o resultado preliminar da prova objetiva dos candidatos que atingiram a nota prevista no edital do concurso público para a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). O concurso foi realizado em 16 de abril de 2023, pela Secretaria de Estado da Administração (Sead).

O gabarito pós-recursos e os pareceres dos recursos deferidos, impetrados contra os cadernos de questões e o gabarito preliminar da prova objetiva, encontram-se disponíveis no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br, onde também o candidato poderá consultar individualmente sua folha de respostas no link – visualizar folha de respostas -, bem como o seu desempenho na prova objetiva através do link – boletim de desempenho da prova objetiva.

Quanto ao resultado preliminar da prova objetiva caberá interposição de recurso, que deverá ser protocolado em formulário próprio, disponível no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br, a partir desta terça-feira, 23, até as 23h59min do dia 24/05/2023, observado o horário oficial de Brasília.

O concurso

O certame alcançou a marca de 3.329 inscritos para as 55 vagas ofertadas. Sendo que 1547 candidatos se inscreveram para concorrer às 35 vagas destinadas para técnico agrícola; 938 para dez vagas de engenheiro agrônomo e 844 para concorrer às 10 vagas de médico veterinário.

Parceiros:

Última atualização: 29 de maio de 2023 09:13.