Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural
Portal do Estado de Sergipe
DEAGRO
EMDAGRO : Ações do Projeto Dom Helder passam por avaliação
em 23/04/2018 11:35:20





Equipes técnicas do Território do Alto Sertão da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) promoveram, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nossa Senhora da Glória, a 2ª reunião de avaliação das ações executadas pelo Projeto Dom Hélder Câmara na região, que tem como objetivo atividades na área de assistência técnica e extensão rural, com  articulação e diálogo sobre políticas públicas para reduzir  a pobreza e desigualdade no Nordeste Semiárido, articulando ações do desenvolvimento social, ambiental, cultural, econômica e tecnológica através de processos participativos de planejamento, gestão e controle social.

Dentre os conteúdos abordados, foram destaques o compartilhamento de informações e análises das propostas de desenvolvimento preconizadas pelo projeto, destacando as metas, carga horária das atividades, inserção das atividades no Sistema de Gestão da ANATER (SGA), dúvidas existentes, encaminhamentos para concretização das metas estabelecidas e orientações para a qualidade das ações que estão sendo executadas. A metodologia utilizada na facilitação do evento propiciou a participação interativa dos envolvidos, oportunizando a troca de saberes e os ajustes necessários para que as atividades continuem em seu curso normal.

Segundo o Coordenador do Projeto D. Helder Câmara, Eduardo Barreto Cabral, a reunião de avaliação foi positiva. “Na oportunidade observamos o avanços na execução das ações e entendimento na operacionalização do SGA, assim como o nivelamento do conhecimento e informação sobre o projeto e o grau bastante significativo de envolvimento das equipes executora do projeto”, disse o coordenador.

Segundo ele, dentre os encaminhamentos definidos ao final da reunião, foi destaque a necessidade de elaborar uma planilha simplificada pela equipe do escritório estadual, a fim de nortear os técnicos executores na construção dos projetos produtivos até o final de abril /2018.

Beneficiários

Em Sergipe, o projeto Dom Helder vai beneficiar 3 mil famílias de agricultores familiares, sendo que 35% deste público receberão recursos de fomento nos diversos territórios rurais  do Estado para desenvolvimento de pequenos  investimentos com vistas a implantação de projetos produtivos orientados para a bovinocultura de leite, ovinocultura, avicultura, apicultura e artesanato, entre outras cadeias produtivas que tenham expressão econômica nos territórios. Além dos projetos produtivos ainda serão realizados eventos de capacitação para qualificar os beneficiários em atividades de cunho produtivo, social e ambiental.

No território do Alto Sertão, 1.900 famílias estão sendo contempladas com as ações do projeto nos municípios de Canindé de São Francisco, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Porto da Folha, Aquidaba, Itabí e Cumbe.

Participantes

Estiveram presentes na reunião, além do Coordenador do Projeto Dom Helder, Eduardo Cabral de Vasconcelos Barreto, a Coordenadora da Coagri Izildinha Aparecida Carvalho Dantas e a Gestora do Programa de Organização e Desenvolvimento Social, Abeaci dos Santos, o Gestor Regional da Emdagro de Nossa Senhora da Glória Ariosvaldo Ribeiro Bonfim, os Técnicos executores Almir Carlos dos Santos, José Anselmo Ferreira e Renato Correia Figueiredo (Nossa Senhora da Gloria), Marcio Conceição de Santana e José Luiz Rocha (Monte Alegre de Sergipe), Antonio Salim Pinto Martins, Francisco Luciano Macedo Firmino e Francisco de Oliveira Guimarães (Poço Redondo), Rita Selene Quixadá Bezerra e Marize Campos Lima (Canindé de São Francisco), Sergio Carlsson Gomes de Sá e José Unaldo Vieira da Silva (Itabi), Luis Fernando Piedade (Aquidaba), Antonio Almeida de Rezende Junior (Gararu) e Sergio Walterberg  S. Silva  (Porto da Folha).


Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/n - Bairro Capucho - Aracaju/SE - CEP: 49.080-190 - Fone: (79) 3234-2677 - Fax: (79) 3234-2680
Desenvolvido pela EMGETIS com Software Livre - Xoops